TUTORIAL: SHAMBALA

14 dez

Então gente, com essas pulseirinhas chamadas shambalas super na moda agora, resolvi aprender a fazer para ter muitas para mim e também para ensinar aqui. Elas são muito simples de fazer, é só saber fazer o ponto de macramê. Para fazer, vocês vão precisar de:

  • 2 metros de fio encerado
  • 10 contas peroladas (na minha pulseirinha usei 10, 8 para a pulseira mesmo e 2 para dar um toque no final da pulseira)
  • tesoura
  • cola para tecido (não é “obrigatório” o uso, mas ajuda)
  • fita adesiva

  1. Corte mais ou menos 45 cm de fio, dependendo da grossura do seu pulso. Prenda ele com um pedaço de fita em uma superfície lisa ou, se tiver alguém para te ajudar, peça para a pessoa segurar com bastante força uma das pontas do fio. A outra parte do fio ( o resto dos 2 metros) passe por baixo do fio preso e deixando metade para cada lado.
  2. Para prender um fio no outro, dê um nó simples, bem forte pois esse fio encerado é “escorregadio”.
  3. Para ser mais fácil de fazer, marque uma das postas do fio que você amarrou no outro. O lado que ficou sem a ponta, você passa por cima do fio fixo, como na imagem.
  4. Agora, o lado com a ponta marcada você vai passar por cima do fio sem ponta marcada e por baixo do fio fixo.
  5. Com o da ponta marcada, você vai passar por dentro do fio não marcado, de baixo para cima. Depois disso, você vai puxar essas duas pontas (cada uma deve estar no lado oposto que ela estava no começo) e vai fazer o ponto, apertando bastante. Enquanto você estiver fazendo o ponto, a parte que está solta do fio fixo vai subir junto, então segure essa ponta também (ou peça ajuda para alguém).
  6. Na minha shambala, fiz 3 pontos no começo, coloquei uma conta perolada, fiz mais 2 pontos, mais uma conta, e assim por diante. No final, fiz 3 pontos também. Como falei antes, usei só 8 contas, mas isso depende muito do tamanho dela e do seu pulso.
  7. Para fechar, você vai pegar as duas pontas (a marcada e a não marcada), dar um nó juntando elas, colocar uma conta, e dar mais uns nós para fechar bem. A parte que vai ficar entre elas, que era uma das pontas do fio fixo, você pode dar uns nós também e cortar. Para o fio não desfiar, passe cola de tecido nessas partes.
  8. Do outro lado, que era a parte que estava fixa do fio fixo ( ai ai, que confusão), você pode colocar uma conta também e dar um nó para ela não sair. Meça certinho onde dar o nó, porque para fechar a pulseira, essa conta deve entrar no espaço entre os 2 fios do outro lado da pulseira.
  9. E assim sua shambala fica pronta!

Logo, logo vou postar um vídeo mostrando um pouco como faz o ponto!

Se tentarem fazer, mandei pra gente o resultado! @blabladodia

Beijos

ATUALIZAÇÃO: Aqui está o vídeo com uma parte da confecção da shambala.

Beijos

Anúncios

4 Respostas to “TUTORIAL: SHAMBALA”

  1. Laryssa 14/12/2011 às 17:53 #

    Ficou linda! Parabéns pelo blog!

    Curtir

  2. Aline 14/12/2011 às 17:15 #

    ai q lindaaaaaa, adorei

    Curtir

Trackbacks/Pingbacks

  1. PULSEIRISMO CONTINUA EM ALTA! « BLÁ BLÁ DO DIA - 27/11/2012

    […] verão passado só ouvíamos falar de pulseiras. As shambalas fizeram sucesso e todo mundo queria aprender a fazer! Esse ano as pulseiras continuam com tudo e […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: